Continental desenvolve pneus específicos para Comerciais Leves

28/07/2016 às 12:21 - Atualizado em 28/07/2016 às 12:21

Continental desenvolve pneus específicos para Comerciais Leves

Continental desenvolve pneus específicos para comerciais leves em operação urbana, para permitir menor consumo e maior quilometragem

Matéria da Revista Edição nº129, no ano de 2016

Para suportar um crescimento de 35% nas vendas de vans e furgões nos últimos dez anos, a Continental lança os pneus VanContact AP e ContiVanContact 100 específicos para a categoria. Para isso, a engenharia da fabricante alemã trabalhou para oferecer um pneumático que renda 15% mais quilometragem que as versões anteriores, Vanco 8 e 2, respectivamente.

Os comerciais leves, de fato, seja nas versões de carga ou passageiros, buscam cada vez mais segurança e agilidade no transporte. “Hoje, com a redução da atividade econômica, a decisão de compra ocorre após uma avaliação mais cuidadosa da relação custo-benefício do pneu na desgastante rotina enfrentada pelas vans escolares, pelos transfers e pelos serviços de entrega”, comenta Elias Nogueira, supervisor de produto para automóveis e caminhonetas da Continental Pneus Mercosul.

Da parte da fabricante, o desenvolvimento teve como alvos principais mais rentabilidade, conforto e dirigibilidade. Para possibilitar uma maior economia de combustível a engenharia combinou diferentes compostos com materiais nobres e diferentes proporções tendo como objetivo paralelo diminuir a resistência ao rolamento.

Resultado: em relação à versão anterior o pneu registra uma rodagem 8% maior que seus antecessores. “Esse ganho deve-se essencialmente ao uso de um composto com maior quantidade de sílica, com uma alteração substancial da proporção deste material e entre as partes de borracha sintética e natural.

Num mercado em que as vendas diretas representam 50,2% e o varejo 49,8%, ou seja, as empresas ficam com pouco mais da metade do mercado e os pequenos, autônomos ou pequenos comércios ficam com o restante, os pneus só têm uma vida para mostrar o quanto valem.

Para essa classe de clientes cada vez mais profissional, a Continental desenvolveu um produto que pudesse oferecer o máximo de segurança, dirigibilidade e economia em aplicações com perfil de grande severidade e uso intensivo do para e anda em cidades esburacadas e carregamentos dos veículos várias vezes acima do regulamentar.   

Nessa classe de veículos preponderam profissionais de pequenas empresas, naturalmente comerciais, autônomos e grandes empresas de transporte e distribuição, que buscam a maior disponibilidade possível aos seus veículos e os menores custos, pois o transporte é parte importante desse item.

Apesar de um custo adicional de cerca de 5%, a unidade deve custar entre R$ 550,00 e R$ 600,00, Nogueira assegura que o CTO – Custo Total de Operação cai drasticamente em relação a versão anterior. O melhor é que a tecnologia dos novos Continental proporcionam uma razoável economia de combustível, graças a uma resistência ao rolamento 8% menor que o VanContact 8.

A fórmula que tornou isso possível vem de um composto com maior quantidade de sílica e também uma proporção modificada entre borracha natural e sintética. Eduardo Roveri, gerente de Certificação da Continental Pneus Mercosul, explica que as tecnologias aplicadas à fabricação dos novos pneumáticos são de ultima geração.

O ContiShield permite maior capacidade de carga, com robustez lateral e maior resistência a danos acidentais, além de oferecer proteção contra a penetração de pedras. O NoiseBlocker, por sua vez, possibilita maior conforto ao dirigir com a redução do ruído externo enquanto a banda de rodagem ForceTread garante maior vida útil. A economia de combustível resulta do composto, batizado de SmartCompound, que, apesar disso, oferece menor distancia de frenagem em piso molhado.

Já a banda de rodagem reforçada do VanContact AP oferece proteção adicional contra cortes e rasgo, combinando maior durabilidade com uma maior quilometragem e capacidade de carga.

O ContiVanContact 100, por sua vez, tem como destaques a durabilidade e a resistência, além de combinar economia com segurança. Ele foi desenvolvido com banda de rodagem mais plana que aumenta a área de contato do pneu com solo, gerando maior quilometragem e estabilidade. E quando o tema é resistência, o reforço interno na lateral permite uma maior proteção, inclusive contra impactos, ampliando a capacidade de carga. A Continental Pneus, desenvolveu o pneumático, privilegiando a segurança e oferecendo ainda um menor consumo de combustível aliado a um excelente desempenho nas frenagens, mesmo no molhado, graças à utilização do novo composto de sílica.