FleetBoard brasileiro agora com Serviços de Rastreamento

26/07/2016 às 8:37 - Atualizado em 26/07/2016 às 8:58

FleetBoard brasileiro acrescenta à sua Telemetria Serviços de Rastreamento

FleetBoard brasileiro acrescenta à sua telemetria serviços de rastreamento, monitoramento e gerenciamento de risco e é pioneiro no mundo

Mercedes-Benz acaba de apresentar mais uma arma para o verdadeiro arsenal de itens de serviço que oferece aos seus usuários: a nova versão do FleetBoard não mais é apenas um sistema de apoio logístico, mas passa a ser também de proteção do patrimônio do transportador.

Em parceria com a Zatix, empresa escolhida à dedo entre as centenas que prestam serviços de rastreamento, monitoramento e gerenciamento de risco no Brasil, a montadora agora disponibiliza uma tecnologia embarcada completa para facilitar a vida do transportador.

Roberto Leoncini, VP de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da Mercedes-Benz, salienta que as empresas brasileiras agora podem contar com um dispositivo de telemática completo. “Além disso, o FleetBoard brasileiro é o primeiro do mundo a oferecer conteúdo de segurança.”

Esse diferencial é prioritário no país – na Europa o roubo de carga e veículos é desprezível -, mas em breve a versão poderá fazer parte dos pacotes Daimler no exterior – no mundo o FleetBoard equipa cerca de 100 mil veículos, enquanto no Brasil o número de unidades é de apenas 3 mil.

Outra evolução é que o sistema, apenas disponível para os cavalos-mecânicos extrapesados Actros e Axos até agora, a partir de março será oferecido para toda a linha de caminhões da marca. Na nova versão, o FleetBoard pode ser contratado a partir de R$ 99,00 mensais.

“O sistema se pagará por si mesmo, porque com seu apoio a redução nos custos operacionais chega a 15%”, diz Leoncini, para quem, a sintonia proporcionada permite incrementar a rentabilidade das transportadoras e a disponibilidade dos veículos monitorados pelo FleetBoard. 

O novo FleetBoard integra os recursos da internet e da telefonia móvel e torna-se uma ferramenta multifunção para o transportador, tanto na gestão da frota e de seus motoristas como no monitoramento de segurança do veículo e da carga transportada.

Com um controle mais efetivo da operação, a resposta do sistema chega a uma economia de 15% nos custos operacionais, graças à maior vida útil de uma série de itens proporcionada pela menor severidade no serviço e dos controles diretos à atuação dos motoristas. A maior parte dessa diminuição de custos está ligada à diminuição do consumo de combustível dos veículos, cerca de 10%.

Caixa Preta

A tendência é que boa parte dos veículos que utilizam o sistema venha a ser quadro do Select Truck, a elite dos seminovos da marca – mais de 380 unidades já foram comercializadas destes usados premmium. A nova situação de crédito de caminhões no Brasil, segundo o próprio Leoncini, deve levar os seminovos a uma nova expansão junto com os usados. “Essa alternativa pode alavancar as vendas de até 600 caminhões novos por ano”, diz ele.   

O vice-presidente da Mercedes-Benz assegura ser o FleetBoard o sistema mais avançado e completo de todos e complementa que infelizmente, no Brasil, isso não bastava: “Entendemos que não era suficiente apenas oferecer o melhor produto para gerenciamento de frota, era necessário também aumentar a segurança do veículo e da carga, incrementando a proteção contra roubos e furtos.”

A oferta de uma telemática completa teve como objetivo facilitar a vida do transportador, eliminando a necessidade de que ele tivesse que comprar o caminhão num lugar, o sistema de gestão em outro e o rastreador em mais um lugar diferente, com perda de tempo e frete.

Exatamente para cobrir essa lacuna foi fechado um acordo com a Zatix para desenvolver soluções de rastreamento e gerenciamento de risco, utilizando tecnologia de ponta e possibilitando variados serviços ao usuário em versões diferentes desde a econômica até a premmium, na qual é disponível até o bloqueio do veículo. “Em conjunto com a Alemanha investimos mais de R$ 40 milhões no desenvolvimento do sistema, cerca de 100 técnicos se envolveram no trabalho”, diz Leoncini.

Andre Weisz, responsável pelo Fleetboard no Brasil, a garantia de eficiência foi atestada por uma equipe própria de consultores e o ponto de honra de todo o projeto foi o de conseguir conceber um produto que não fosse manipulável. “O novo sistema não é visível no interior da cabina, pois está na central eletrônica do veículo”, esclarece. Assim, para mexer no dispositivo é preciso “abrir” o motor. 

Além de permitir o diagnóstico remoto de falhas e monitorar a manutenção preventiva, o novo Fleetboar tem como predicado o uso amigável com computadores, smartphones e tablets, tanto do sistema iOS como do Android.