Ford apresenta novos Cargo com caixa automatizada

27/07/2016 às 10:50 - Atualizado em 22/09/2016 às 4:14

Ford apresenta novos Cargo com caixa automatizada

Ford apresenta novos Cargo com caixa automatizada, maior capacidade de carga e baixo consumo para conquistar mercado de caminhões médios

Matéria da Revista Edição nº128, no ano de 2016

ambição é manter o posicionamento de mercado e ganhar alguns preciosos pontos de participação, atingindo novos nichos num momento particularmente tão difícil. A previsão média de uma produção de apenas 60 mil caminhões este ano, animou a Ford a investir em nova gama de veículos e novos nichos.

A ideia é oferecer uma linha de caminhões que ofereça conforto ao dirigir, preço competitivo, confiabilidade mecânica, baixos custos de manutenção e ampla rede de assistência técnica. Com esses predicados, a Ford espera evoluir ainda além dos 18 pontos de participação no mercado de caminhões – crescimento de 3,7% em um ano -, graças em grande parte ao relançamento da série F.

Depois do sucesso da reconquista da liderança nas categorias de semileves e leves, no sofrido ano de 2015, a Ford parte para cima do mercado de caminhões médios, com novidades principalmente nos ganhos de capacidade, potência e conforto ao motorista, com a incorporação de transmissões automatizadas. Para dirigente da empresa, os seis novos modelos automatizados podem valer até três pontos de participação ao final deste ano.

Com a modernização surge o C-1419, substituto do 1319, com ganho de 1,5 tonelada nos seus 9,5 t de pbt. A economia de peso veio através do uso de pneus 275 radiais sem câmara, novo quadro de chassi e eixos. Agora são quatro pontos de apoio da suspensão de cabina e motor com 189 cv.

O novo C-1519 oferece quase mil quilos a mais de capacidade que o 14 t seu antecessor e apresenta agora o maior pbt entre os médios, segundo a engenharia da Ford. Os demais AMT 1723, 1929R, 1723 Kolector, C-2429 e C-1729T e C-1933T completam a linha de automatizados. Ao todo a linha agora oferece 34 opções para o transportador, oito a mais que a disponível no ano passado.     

Nesta nova família de caminhões, a Ford caprichou no acerto dos trens de força, que integram transmissões automatizadas de ultima geração, preparando-se para o boom desse tipo de componente nos próximos anos. Esses novos veículos da montadora ganharam a legenda Torqshift, alusão ao seu trem de força, que mantém a força e robustez tradicional dos Cargo e agora oferece o conforto e a eficiência dos câmbios automatizados, garantindo o melhor desempenho possível à frota e, obvio, a rentabilidade do negócio de transporte de carga.

O diretor de Caminhões da Ford, João Pimentel, salienta que a nova linha de automatizados deve fazer grande sucesso, pois integra todos os requisitos que o transportador espera num momento como o que vivemos: baixo custo total de operação, conforto para o motorista e elevada eficiência operacional.

Caixa de Ponta

Com uma diferença de preço que varia entre R$ 3 mil a R$ 8 mil em comparação com seus concorrentes das marcas alemãs, o Cargo 2429, por exemplo – considerado o pão quente entre os 6×2, chega com grandes diferenciais para ganhar a preferência dos compradores.

Desenvolvido com apuro por dois anos de milhares de quilômetros de testes de campo e bancada, a engenharia da Ford assegura grande economia de combustível ao produto graças à caixa automatizada de dez velocidades Eaton e ao eixo simples de apoio.

Para Antonio Baltar, gerente Nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, os lançamentos complementam a linha de caminhões da montadora. “Tudo foi projetado com a vasta experiência de campo da empresa, com objetivo de integrar aos veículos todas as demandas do mercado, na busca pelo produto de máxima eficiência”, diz ele.

Flávio Costa, gerente de Marketing de Caminhões da Ford Brasil, explica que a proporção dos caminhões com caixa automatizada deve dar um grande salto já este ano, de 20% para 35% dos veículos e alcançar o ponto de inflexão, inversão, no ano que vem, quando metade dos caminhões novos vendidos, segundo ele, deve sair de fábrica com as automatizadas.

A preferência nacional por este tipo de caixa prevalecerá a partir de dois aspectos fundamentais, primeiro pela atualização tecnológica natural e depois pelos aspectos da conjuntura econômica do país. Pouca oferta de bons motoristas, elevado custo para formar profissionais de primeira categoria e prejuízo certo com o grande assédio que esses bons motoristas sofrem da concorrência.

A confiável cabina dos Cargo dá um grande salto de qualidade com a inserção do câmbio Torqshift, uma transmissão automatizada de nove marchas aparentemente bem ajustada, com trocas bem sintonizadas e sem saltos de RPM. Acima do padrão é a oferta de um sistema Hill, ou de partida em subida, automático, sem a necessidade de toque em nenhuma tecla e desvio da atenção do motorista. Um sensor cuida de identificar o ângulo em que o veículo se encontra e o sistema entra em ação instantaneamente.    

Em relação aos principais concorrentes, a engenharia da Ford também tratou de preparar um arsenal de vantagens. Em comparativo com os VW Constelation, os 2429 oferecem cambio automatizado de 10 velocidades em vez de 6 e eixo simples em vez de duplo. O pacote, garantem os técnicos, permite economia de consumo e manutenção, além de maior conforto com a melhor dirigibilidade e menor fadiga em percursos urbanos.

A caixa foi desenvolvida pela Eaton de acordo com as necessidades brasileiras, que apresenta topografia típica de serra e grande sinuosidade. Para permitir o melhor consumo possível, a transmissão tem uma função manual de operação simples e permite ao motorista trafegar em estradas não pavimentadas ou em aclives com grande desenvoltura. O modo Low inteligente também colabora equalizando velocidade e rotação do veículo. A função kick down é outra qualidade dos Torqshift, no seu modo economia limita o pedal do acelerador a 90% do curso, enquanto no modo performance, usado em ocasião de ultrapassagens, por exemplo, possibilita 100% de aproveitamento do pedal.

Dedicados

João Filho, chefe de Engenharia da Ford Caminhões, lembra de alguns benefícios indiretos com o uso de veículos com cambio automatizado: “Esse  tipo de veículo facilita a contratação de motoristas, simplifica a operação,  diminui o consumo de combustível e o de peças de consumo”. João diz que C-2429 é 10% mais econômico que o VW 24.280 V-Tronic e requer 6% a menos de manutenção que a versão manual da Ford.

Pelos cálculos da montadora, a utilização de transmissão automatizada evita 38 mil trocas de marchas em operações de 6.500 km/mês, possibilita a condição ideal de trabalho do trem de força e, para situações especiais, mantém a velocidade constante em baixas velocidades.

O chefe de engenharia também não poupa elogios para a transmissão Eaton Torqshift EA-11109LA, que equipa os modelos Cargo 1723, 1729,2423 e 2429. “A caixa foi desenvolvida e testada para as condições brasileiras proporciona conforto, resistência e torque adequado”, diz. Com embreagem de 395 mm, a Torqshift tem reduzida de 17,04:1 e disco com revestimento cerâmico.

Comemorando a liderança nas categorias de semileves (42%) e leves (31%), a Ford volta-se agora para os médios contemplados na nova linha TorqShift com quatro representantes. São três 4×2, o Cargo 1723, o C 1723 Kolector e o 1729R, além do 6×2 C2429, o rodoviário puro. A linha traz ainda os cavalos-mecânicos C 1729T e o C 1933T, este último também com suspensão a ar. Assim, a linha de caminhões da Ford passa de 26 para 34 modelos.

Baltar explica que o desenvolvimento dos modelos procurou a melhor resposta às demandas não só para os veículos estradeiros, mas também para os dedicados. O traçado Cargo 3129, por exemplo, oferece potencia de 290 cv num trem de força que conta com a caixa Eaton FTS 16108LL e o eixo Meritor 46145. Para um pbt de 31 toneladas, o 3129 é calçado com  pneus 295.

Enquanto isso, o C-1419, usa pneus radiais 275 sem câmara sob novos chassi e eixos. São 189 cv de potência, que geram um torque máximo de 600 Nm. O conforto da cabina é garantido pela nova suspensão com quatro pontos de apoio. Já o novo C-1519 oferece o maior pbt da categoria, com 15,4 t.

Os preços: o C-1419 tem preço sugerido de R$ 158 mil, o C-1519, R$ 168 mil; o C-1722, R$ 186 mil; o C-1729, R$ 196 mil; o C-2429, R$ 230 mil, com cabina simples e R$ 238 mil com cabina leito; o C-1933, R$ 234 mil e o C-3129, R$ 237 mil e a versão Mixer R$ 243 mil.