Librelato lança série Premmium

27/07/2016 às 8:26 - Atualizado em 27/07/2016 às 8:26

Menos peso, mais carga

Librelato lança série Premmium que usa materiais nobres para diminuir taras dos implementos e proporcionar maior carregamento por veículo

Matéria da Revista Edição nº126, no ano de 2015

Com a certeza de que 2016 será melhor que 2015, mesmo que apresente um PIB semelhante, a diretoria da catarinense Librelato já produz uma linha totalmente nova para atender às necessidades dos transportadores. Para permitir o menor custo operacional possível às empresas, a engenharia da Librelato cuidou de desenvolver implementos mais leves, para permitir maior carga útil; instalar dispositivos de última geração, para viabilizar menores tempos de transbordo e soluções que eliminem as perdas de percurso como as ligadas à vedação dos graneleiros.

“Acreditamos que 2016, mesmo sendo um ano tão difícil quanto este, deverá apresentar uma melhora razoável do quadro econômico, pois as empresas estarão mais enxutas e mais produtivas”, espera José Carlos Spricigo, presidente da Librelato.

Para o segmento de implementos isso deve significar a procura por equipamentos mais leves e ágeis e que assim permitam ganhos significativos de produtividade, principalmente ligados à capacidade de carga e velocidade de carregamento e descarregamento, vetores que provocam um efeito multiplicativo na frota e redutor nas planilhas de custo por quilômetro rodado.

Spricigo também acredita que a produção de equipamentos mais leves já é possível, graças à disponibilidades de aços especiais, muito mais delgados embora mais resistentes, e o crescente uso de plásticos de grande resistência em caixas de ferramentas e cozinha, além dos para-lamas, além dos protetores laterais em alumínio.

A decisão de lançar a linha premmium não nasceu apenas do felling dos departamentos de marketing e vendas. “Colocamos todo o nosso time na rua em uma grande série de eventos em todo o país e a busca pela redução de peso é um anseio comum à maioria dos clientes”, lembra Spricigo. 

Em relação à depressão nas vendas do setor, o presidente diz que apesar de tudo a queda era esperada: “De 2009 a 2014 as vendas de implementos cresceram 70%, chegando a 56 mil pesados no ano passado”, relembra. Para esse final de ano ele espera uma breve recuperação incentivada pelo anuncio do final do PSI antecipado para o final de outubro. Assim, as férias coletivas de dezembro não acontecerão na Librelato.

Com uma frota circulante de 48 mil unidades em 10 mil clientes, a implementadora de Orleans mostra sua linha 2016 na Fenatran com muitas novidades. Uma delas é a edição especial do semirreboque graneleiro carga aberta com fechamento em placas de polímero, que, asseguram os técnicos da Librelato, é o implemento do gênero mais leve do Brasil, com um kit de baixo peso que inclui desde o porta estepe à caixa rancho, catraca automotica e protetores laterais em alumínio.

“Nosso semirreboque graneleiro pesa apenas 7.600 quilos e as placas de polímero, além de muito resistentes, são intercambiáveis com as de compensado naval comuns”, acrescenta Pedro Bolzzoni, diretor Comercial da Librelato. Ele também destaca que a engenharia conseguiu desenvolver um sistema muito eficiente de vedação, para eliminar a perda de grãos nos trajetos.

A linha Premmium também inclui o rodotrem basculante de 3 eixos para composições de 25,60 m em aço especial com mancal de giro que possibilita maior segurança no basculamento. Os revestimentos são feitos com os aços Hardox 400 e 450, resistente à capacidade máxima de 45 m³. O baixo peso tem a ver com a ausencia de travessas inferiores e vigas do chassi sem emendas na cinta.

O rodotrem possibilita acomodar 35 m³ líquidos e pode ter engate esférico exclusivo Scharmuller austríaco, que possibilita o basculamento da primeira caçamba sem desacoplagem do conjunto, pois o engate permite posição U dos reboques. A rapidez das operações deve ajudar muito a amortizar o investimento 15% maior que o basculante com engate comum. Se o rodotrem ainda for totalmente em alumínio, o transportador pode carregar 2.600 kg a mais de grãos. A mesma possiblidade existe para bitrens.

Essas duas configurações integram grandes inovações da implementora. A construção é sem colunas e os produtos são manufaturados em alumínio liga laminado, resultante de perfilador de alto desempenho. Um diferencial lembrado por Bolzzoni é a caixa de carga cônica com vincos laterais, que têm como função enrijecer a estrutura e minimizar a quantidade de colunas laterais.       

Dentro da mesma linha Premmium, o peso de 8.900 quilos de um semirreboque de 3 eixos garante ao transportador um ganho de 1.100 kg na caçamba, enquanto a versão Vanderleia oferece um ganho de 750 kg.

Outra configuração que chega com novidades é o semirreboque Carrega Tudo pescoço removível capacitado para embarque e desembarque de máquinas e equipamentos pela parte frontal sem a utilização de rampa traseira. O acionamento de rampa é eletro-hidraúlico. Para variar, o Carrega Tudo também é o mais leve do mercado segundo os técnicos da Librelato.       

Já preparado para instalação de sistema Botton loading, o semirreboque Tanque para combustível tem válvulas de fundo com acionamento pneumático. O tanque tem recuperador de vapor e se destaca pela fácil manutenção graças a componentes aparafusados ao chassi, além de oferecer total segurança, pois oferece maior eficiência de frenagem pois é totalmente compatível com o sistema usado pelos cavalos mecânicos.

Na versão bitrem tanque Premmium a capacidade é de nada menos que 62 mil litros de gasolina para uma tara de 15.700 quilos. “Isso equivale a um ganho de 2.000 litros por viagem”, calcula Bolzzoni. De acordo com os pesos específicos, o bitrem tanque pode deslocar 61 mil litros de etanol ou 58 mil litros de diesel.

Um novo nicho freqüentado pela Librelato é o do transporte de bebidas por semirreboque lonado. Neste, a empresa desenvolveu um SR 3 eixos distanciados (Vanderleia), que disponibiliza um mecanismo pneumático para travamento da carga, elevando a segurança das operações e a agilidade nos procedimentos de carga e descarga.    

Dois outros implementos devem chamar muito a atenção dos visitantes da Fenatran.  Em primeiro lugar o semirreboque Cavaqueira com descarga sem basculamento através de piso deslizando, que, segundo Bolzzoni, é um sistema mais confiável e com melhor custo beneficio que o de cilindros. O equipamento é uma mão na roda para transportadores de farelo de cana, por exemplo.

Para completar, a empresa mostra dois coletores de lixo, o Coletor Máximus, com carregamento traseiro, e o Coletor Lateral. O primeiro para transporte de resíduos sólidos urbanos, comerciais e industriais não perigosos. Segundo a Librelato, o implemento oferece o maior índice de compactação do mercado e também de área de carga, com capacidade volumétrica de 2,40 m³.

O Coletor Lateral Librelato, por sua vez, tem sistema de carga lateral automatizada para contêineres metálicos de 2.000 e 3.500 litros de capacidade. Esse sistema sem gari deverá disseminar nos próximos anos: “Em 20 anos cerca de 70% dos serviços de coleta serão realizados automaticamente”, prevê Spricigo.