Linha Agilis da Michelin foi desenvolvida especialmente Comerciais Leves

27/07/2016 às 7:36 - Atualizado em 27/07/2016 às 7:36

Linha Agilis da Michelin foi desenvolvida especialmente Comerciais Leves

Linha Agilis da Michelin foi desenvolvida especialmente para o segmento de comerciais leves, categoria que deve manter crescimento de 5% ao ano

Matéria da Revista Edição nº125, no ano de 2015

Num período de vacas magras como o atual focar em nichos pode ser uma medida bem sucedida. Provavelmente é isso o que fez a Michelin ao anunciar uma linha de pneus especialmente desenvolvidos para o segmento de comerciais leves, a Agilis, que promete maior produtividade e menor custo operacional.

Categoria que apresenta o melhor desempenho de todas, e que deve manter crescimento anual de cerca de 5%, esses veículos leves servem a uma maioria absoluta de mini e microempresários, além das transportadoras de porte, porque são a solução para distribuir e coletar suas cargas em cidades que apresentam cada vez maior número de restrições ao trafego de veículos maiores – mais de 100 municípios no Brasil.

Para Anoildo Mattos, gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonetes, esses veículos têm como características uma quilometragem mensal entre 4 a 5 mil quilômetros, serviços com um intermitente anda-e-para em centros urbanos. E, lógico, enfrentando uma buraqueira generalizada e uma sucessão de pancadas em baixas velocidades.

Para suportar esse dia a dia, a Michelin produziu um pneu que freia 7 metros antes que os concorrentes em piso molhado, é mais resistente a perfurações, apresenta durabilidade 40% maior e economiza combustível. Feliciano Almeida, diretor de Vendas e Marketing, diz que o produto passou por inúmeros testes de durabilidade e deve oferecer uma economia de combustível de 2% aos seus usuários.

“Foram usados novos compostos de sílica na banda sem aumentar o peso do pneu e aumentando-se sua resistência”, diz. A escultura agora tem mais borracha e os dentes são mais altos e com reforços nos sulcos para garantir área de contato e frenagem. O pneumático também conta com oito escudos laterais para maior proteção contra raspagens em meio fio.

O Agilis vem com a tecnologia Maxshield, que combina cabos metálicos mais grossos e uma banda de rodagem composta por sílica, capaz de enfrentar a severidade do serviço urbano graças à maior resistência a perfurações.

Com 10 dimensões disponíveis para aro 15 e 16, englobando as linhas Jumper, Ducato, HR, Topic, K2500, Sprinter, Boxer, Transit, Daily e Master, o Agilis também foi aprovado na pratica e em grandes frotistas.

Elfio de Carvalho Neto, gerente Nacional de Transportes da

, por exemplo, lembrou uma das características mais importantes do novo produto: “O que nos impactou foi a segurança que o Agile transmite, a rentabilidade que traz e a performance do dia a dia das operações”, constatou.

Almeida: “Economia de diesel pode chegar a 2%”