Nova geração das carrocerias Torino é apresentada pela Marcopolo

27/07/2016 às 7:41 - Atualizado em 27/07/2016 às 7:41

Nova geração das carrocerias Torino é apresentada pela Marcopolo

Nova geração das carrocerias Torino é apresentada pela Marcopolo, reunindo numa só linha todas as possibilidades de aplicação de ônibus urbanos

Matéria da Revista Edição nº125, no ano de 2015

Apesar dos reflexos negativos da crise econômica sobre a indústria de ônibus, a Marcopolo lançou uma série de modelos urbanos e rodoviários com o objetivo de modernizar seus produtos e atender a todas as faixas do mercado de passageiros do país.

A ênfase esteve na linha de ônibus urbanos Torino, a de maior sucesso e a que oferece uma gama completa de alternativas, desde o Torino motor dianteiro até as versões Express, Low Entry e a de motor traseiro, que atende demandas como a da capital paulista.

Agora com a linha completa no portfólio, a Marcopolo espera ganhar preciosos pontos de participação. Para cumprir esse objetivo, Paulo Corso, diretor de Operações Comerciais da Marcopolo, explica que esses lançamentos atendem a demanda por veículos mais eficientes: “Buscamos a melhor solução para nossos clientes, estudando com cuidado o seu negócio e as aplicações que atendem.”

Na linha de frente dos novos lançamentos, os Torino chegam com três  opções mais sofisticadas, o Torino Express, o Low Entry e o motor traseiro, justamente para acompanhar a evolução dos serviços oferecidos no país. Os lançamentos completam a família de ônibus urbanos do modelo Torino.

Os novos modelos, junto com o tradicional Torino de motor dianteiro, ampliam as opções para os operadores do transporte coletivo urbano, desde um veículo com baixo custo operacional para as aplicações severas, a versão de motor dianteiro até outras mais sofisticadas, para atender a todas as necessidades do transporte coletivo, do serviço convencional até o sistema BRT.

Com ônibus que chegam a uma capacidade de 130 passageiros, no caso do Torino Express articulado, os novos modelos consolidam a marca como produtora full line. O articulado da linha pode ter comprimento entre 20 a 23 metros e atende aos padrões necessários à circulação em vias segregadas e sistemas BRT.

O visual renovado e moderno do articulado integra tecnologias que privilegiam a funcionalidade, o conforto e a segurança. Já no painel as diferenças são notáveis, o sistema multiplex modernizado comanda o painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Novos conjuntos óticos traseiro e dianteiro incluem o DRT, sistema de luz diurna, uma solução que agrega muito maior segurança no trânsito, dentro do conceito de ver e ser visto.   

O Torino Express tem como destaque a maior largura interna, agora com 2,55m, medida que permite amplo espaço para circulação, maior conforto  e segurança. A iluminação interna usa lâmpadas LED, poltronas City ergonômicas, opcionalmente com novos apoios de cabeça e poltronas com encosto alto.

O Torino Express conta com cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, elevador automático e espaço reservado para cadeirantes. Um novo sistema de campainha do acionamento de chamada de parada por botão sem fio também está disponível.

O conforto térmico e acústico é garantido pela instalação de insuflador de ar para o motorista e o cobrador e novo janelão com sistema captação de ar mais eficiente. A posição do motorista também foi redesenhada, com ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

No salão de passageiros, o veículo ganhou nova decoração e novo assoalho dividido em painéis removíveis e pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso sem a necessidade de remoção das poltronas. O resultando é o menor custo de manutenção e facilidade de limpeza, que também se aplica em todos os revestimentos da carroceria.

Modernizações

A versão Torino Low Entry, por sua vez, foi concebida para sistemas de transporte urbano mais  exigentes, sendo para isso equipada com suspensão pneumática e piso baixo, para facilitar o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.

O comprimento do Low Entry é de até 13,3 m e sua largura é de 2,60 m, configuração que possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno. Sua capacidade chega a 90 passageiros, sendo 49 sentados e 41 em pé.

Entre os opcionais estão o ar-condicionado, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés e lixeiras no salão de passageiros. O carro pode ainda receber sistema de gerenciamento de frota, iluminação interna em LED e equipamentos audiovisuais com dois monitores de 19 polegadas em LCD e sirene de marcha à ré.

Também concebido para sistemas mais exigentes, o novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Novo Torino com motor dianteiro, mas tem como diferencial importante o melhor conforto termoacústico. Por ter piso baixo, o Novo Torino motor traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros, também sem a necessidade de instalação de elevador para os usuários com mobilidade reduzida.

Paulo Corso destaca que cada modernização foi implantada de olho no aumento da eficiência operacional, na funcionalidade, tanto para a manutenção como nas inspeções, e os materiais do salão de passageiros mais duráveis e ao mesmo tempo mais confortáveis para os usuários.

Rodoviários

Mas, as novidades não se resumiram apenas à linha Torino, atingiram também o Ideale e a linha Paradiso. O primeiro amplia a linha de ônibus de fretamento e intermunicipais e privilegia o conforto, o design e a facilidade de operação. 

Graças a aplicação dos mais modernos conceitos de produção, a Marcopolo conseguiu otimizar a montagem da carroceria e melhorar o aproveitamento do espaço interno e a rigidez estrutural, sem esquecer do conforto, segurança, ergonomia e, além de tudo, reduzir os custos operacionais.     

O Novo Ideale é 50mm mais largo que o atual e possui novo design, com LEDs nas luzes de direção, nova grade dianteira com padrão “colmeia”, grades inferiores do para-choque dianteiro injetadas e farol de neblina como opcional.

Já o novo Paradiso 1350 complementa o número de opções do modelo,  oferecendo maior espaço para bagagens e salão de passageiros totalmente novo, com o máximo de segurança e conforto para os usuários.

Com design típico da Geração 7, o novo Paradiso 1350 tem como destaques os conjuntos óticos em LED, sistema Daytime Running, luzes de posição diurnas que aumentam a segurança operacional, e novos retrovisores externos.

A saia de 1.350 cm permite um porão de bagagem de 19,57 m³ – o de maior capacidade volumétrica do mercado.

Os LEDs estão no salão, com luzes indiretas para criar um ambiente de comodidade e sofisticação, agora ampliada pela introdução de equipamento opcional de cromoterapia. Essas lâmpadas também estão nas luzes de leitura, porta-focos e até nos porta-pacotes, agora com capacidade de 3,8 m³.