Setecesp lança a LDT

28/07/2016 às 12:12 - Atualizado em 22/09/2016 às 3:34

Setecesp lança a LDT

Setecesp lança a LDT, uma conexão direta entre transportador e sindicato, cujo objetivo principal é mediar disputas com embarcadores

Matéria da Revista Edição nº129, no ano de 2016

A nova gestão do Setecesp – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo, começou com o pé direito. Além de se movimentar nos âmbitos operacional e político, o presidente Tayguara Helou embarcou de cabeça no apoio jurídico às empresas paulistas, colhendo aplausos dos associados por isso.

A LDT – Linha Direta do Transportador, que embora esteja na fase de implantação já tem dois projetos de peso engatilhados. “São projetos que buscam a conciliação das partes, procurando uma relação ganha-ganha”, assegura Tayguara. Fruto de uma parceria com a NTC, a LDT visa a fazer as vezes de escudo do transportador diante de abusos cometidos pelos embarcadores, especialmente os de grande porte.

“O que pretendemos é proteger o transportador, que, sozinho, muitas vezes se sente constrangido e inseguro na hora de reclamar de ilegalidades sofridas”, diz Tayguara. De posse das informações e documentações, o Setcesp então pode apoiar o transportador para que haja o cumprimento das obrigações pela embarcadora, enquanto a demanda do frotista é atendida com a proteção deste pelo sigilo. Importante é que todos os outros transportadores, que fornecem serviços para o mesmo cliente, também podem usufruir da conciliação.

No rol das queixas mais freqüentes na relação transportador-embarcador estão o não pagamento do vale pedágio, prazos de recebimento ou embarque e descumprimento da jornada de trabalho dos motoristas.

A utilização do serviço pelo frotista é simples e descomplicada: ele entra em contato com o Setcesp por telefone ou e-mail, as reclamações, denúncias, sugestões etc e registra a ocorrência. De posse desse documento, os trâmites de verificação, certificação e providências começam a ser tomados.

Comprovada a irregularidade, a demanda é transferida para o departamento jurídico da entidade.

“A norma é seguir a legislação vigente e fazer o papel de mediador, conciliador entre as partes”, explica Tayguara. Da mesma forma, a LDT servirá ao sindicato para esclarecer o embarcador sobre anormalidades em sua operação e assim até melhorar a qualidade do serviço.

“Com a LDT teremos maior velocidade na tramitação desses processos, maior amparo jurídico e conclusões que proporcionarão melhoria das relações comerciais”, acredita o dirigente.

A iniciativa pode ser um alivio para uma legião de transportadores enganada pelos “embarcadores ouro”, aqueles que usam o próprio nome, normalmente top of mind no produto de consumo, como meio de “tirar lasca” de frotista, seja em relação a seguro de carga, espera de carregamento ou descarregamento.